HPV

HPV - Principais aspectos

Apesar da importância de se realizar os exames ginecológicos, infelizmente muitas mulheres não têm  o hábito de ir ao ginecologista anualmente.

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) constatou que 52% das mulheres brasileiras não realizam os exames preventivos que podem detectar diversas doenças, como o câncer de colo de útero, que é o quarto tipo que mais mata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O que muitas pessoas não sabem é que o câncer do colo de útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Confira, a seguir, as dúvidas mais comuns sobre essa doença e como é possível evitá-la.

Quais são os sintomas do HPV?
Existem casos em que a infecção por HPV se revela através de verrugas na região genital e anal.
A maioria das pessoas, porém, não apresenta nenhum sintoma, o que torna difícil o diagnóstico e, por consequência, também o tratamento. Na maioria dos casos, portanto, as lesões causadas por HPV não são visíveis a olho nu. Por isso, os exames ginecológicos anuais são fundamentais.

Como detectar o HPV?
O exame mais comum é o Papanicolau, que deve ser realizado anualmente a partir do início das relações sexuais.  Através dele, é possível descobrir as alterações celulares que o HPV provoca no colo do útero e na vagina.
Outros exames diagnósticos são: - Colposcopia e vulvoscopia: possibilitam a visualização direta das lesões e realização de biópsias se necessário.
- Pesquisa de HPV (por PCR ou Captura Híbrida): detecta a presença do HPV no trato genital, mesmo se o vírus estiver latente (sem causar lesões).

Como se prevenir contra a contaminação do HPV?
O método mais eficaz para a prevenção é a vacina contra o HPV antes do início da vida sexual. A vacina, no entanto, pode ser também indicada para mulheres mais velhas de acordo com cada caso.
O uso do preservativo durante toda relação sexual também é essencial na prevenção do HPV. Porém, seu uso não é 100% eficaz, pois, muitas vezes, as lesões do HPV surgem em áreas em que a camisinha não consegue cobrir completamente.

Como tratar o HPV?
Infelizmente não há uma medicação que mate o vírus HPV. Todo o tratamento é bem individualizado, pois depende do grau das lesões e localização das mesmas. Entre as opções mais usadas temos: laser, ácido tricloroacético, cauterização e alguns medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

AGENDAMENTO
Atendimento Ginecológico e Obstétrico

Consulta particular em ginecologia e obstetrícia, com reembolso por convênio médico.
Consultório em Higienópolis e Perdizes, São Paulo - SP.