Menopausa

Insônia na Menopausa

Mais de metade das mulheres acima de 40 anos tem insônia ou má qualidade de sono

Dentre mais de 6 mil mulheres estudadas, 56,6% têm insônia, má qualidade de sono ou ambos. A principal queixa é acordar no meio da noite, o que caracteriza a insônia tardia (ou seja, o começo da noite vai bem, mas a partir das 3h da manhã fica acordada).

Não bastasse a menopausa causar insônia, a insônia também é capaz de acentuar a severidade dos sintomas da menopausa e piorar muito a qualidade de vida.

Se você sofre de insônia ou se sua qualidade de sono é pior desde a menopausa, o ajuste de fatores na casa, como o controle da iluminação e de ruídos (desligar o celular!) é o primeiro passo. Também é importante manter uma alimentação saudável e evitar alimentos estimulantes perto da hora de dormir, como refrigerantes de cola, café, chá preto ou mate, etc. Outra dica é usar roupas leves para dormir e preferencialmente não se cobrir. Manter uma jarra de água gelada ao lado da cama ajuda a encurtar a duração da onda de calor.

Existem algumas  terapias não-medicamentosas  adjuvantes, como a prática da yoga e acupuntura. Se não houver contra-indicações, a terapia hormonal pode minimizar e até resolver os sintomas. 


Maturitas. 2012 Aug;72(4):359-66.

 

VOLTAR

AGENDAMENTO
Atendimento Ginecológico e Obstétrico

Consulta particular em ginecologia e obstetrícia, com reembolso por convênio médico.
Consultório em Higienópolis e Perdizes, São Paulo - SP.

AGENDE UMA CONSULTA