Menopausa X Perda de Memória

Calor repentino, irritabilidade, falta de libido, indisposição e inchaço são os sintomas mais comuns que as mulheres apresentam no período que antecede a menopausa, que ocorre quando há ausência de menstruação por um período contínuo de um ano.
No entanto, existem mulheres que, além desses incômodos, apresentam problemas com a memória de curto prazo. Esse quadro é notado quando temos dificuldade em lembrar de nomes de pessoas, datas, encontrar as palavras certas para elaborar uma conclusão e até quando perdemos a agilidade em lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo. Esse cenário indica que a mulher está passando por um período de déficit cognitivo relacionado à menopausa, que ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos.
Alguns estudos revelam que cerca de 60% das mulheres apresentem falhas na memória durante a fase de transição para a menopausa. 
O motivo para isso está relacionado à redução dos níveis do estrogênio, que pode dificultar o pleno funcionamento cerebral, visto que algumas áreas cerebrais vinculadas à memória são ricas em receptores deste hormônio. 
Além disso, estudos experimentais revelam que o estrogênio é capaz de elevar os níveis de neurotransmissores, e também promovem a conexão entre os neurônios. Por isso, algumas pesquisas recentes sugerem que a reposição deste hormônio pode ser benéfica ao desempenho cerebral nessa fase.
Manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos moderados, ingerir dois litros de água diariamente e aderir a terapias que ajudam a combater o stresse, como yoga e pilates, são medidas importantes para garantir um maior bem-estar durante esse período.
E lembrem-se: todas nós passaremos por esse estágio. Que passemos da melhor forma!

VOLTAR

AGENDAMENTO
Atendimento Ginecológico e Obstétrico

Consulta particular em ginecologia e obstetrícia, com reembolso por convênio médico.
Consultório em Higienópolis e Perdizes, São Paulo - SP.

AGENDE UMA CONSULTA